Instituto Souza Motta
Professor Marcelo Coelho Marques
Disciplina Matemática
Atividades eletrônicas
Prezado aluno,
Iniciaremos nosso trabalho estudando
uma classe de softwares fundamental quando o assunto é o uso de recursos
computacionais no ensino da matemática, a saber, os assim denominados softwares
de geometria dinâmica. Um
software de geometria dinâmica é um ambiente que permite simular construções
geométricas no computador. Diferentemente do que ocorre com a régua e o compasso tradicionais, as construções feitas
com este tipo de software são dinâmicas e interativas, o que faz do programa um excelente laboratório de aprendizagem da
geometria. O aluno pode testar suas conjecturas através de exemplos e
contra-exemplos que ele pode facilmente gerar. Uma vez feita a construção,
pontos, retas e círculos podem ser deslocados na tela mantendo-se as relações
geométricas (pertinência, paralelismo, etc) previamente estabelecidas,
permitindo assim que o aluno, ao invés de gastar o seu tempo com detalhes de
construção repetitivos, se concentre na associações existente entre os objetos.
Vários softwares de geometria dinâmica
estão disponíveis no mercado. Apesar de algumas diferenças, o princípio de
funcionamento é o mesmo para todos eles, de modo que as atividades
desenvolvidas com um podem facilmente ser adaptadas para qualquer outro. Em
nosso trabalho usaremos o software GeoGebra 4.x, desenvolvido pelo professor
Markus Hohenwarter da Universidade de Linz, na ´ Austria. Além de ser gratuito
(você pode usá-lo e distribuí-lo para seus colegas sem pagar nada por isto),
GeoGebra 4.x tem código aberto e roda em qualquer plataforma (Microsoft Windows
, Linux, Macintosh , etc).
Aprender a usar o software é apenas o
começo. Espera-se que você, ao longo do bimestre, ganhe a habilidade de decidir
criticamente quando e como usá-lo em seus estudos individuais. Não deixe as suas dúvidas
acumularem! Caso elas apareçam ou caso você enfrente algum tipo de dificuldade
com o computador, envie um email para marcelo.mat.ism@gmail.com
Marcelo Coelho Marques
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE ELETRÔNICA 1
O primeiro passo é instalar o programa
GeoGebra 4.x em seu computador. Para isto, clique no botão “Webstart” da página
WEB
Se preferir, você pode baixar um
programa instalador offline:
Lembre-se que sua máquina deve ter a
linguagem Java habilitada! Caso você não consiga executar o programa após
instalá-lo, é bem provável que este seja o motivo. Neste caso, baixe e instale
o “Java Runtime Environment” (JRE) disponível no seguinte endereço:
http://www.java.com/pt_BR/.
Ter o programa instalado e funcionando
é essencial para a continuidade das demais atividades. Em caso de dificuldades,
registre-as no email marcelo.mat.ism@gmail.com
CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO!
A ordem de instalação é importante:
você deve primeiro instalar o “Java Runtime Environment” (JRE) e, depois, o
GeoGebra 4.x. Se você instalar o GeoGebra 4.x e ele não executar, remova-o de
seu sistema, instale o “Java Runtime Environment” (JRE) e, então, reinstale o
GeoGebra 4.x.
Após instalar o GeoGebra 4.x, faça um
pequeno depoimento da sua experiência pessoal com relação ao processo de
instalação do GeoGebra 4.x no email marcelo.mat.ism@gmail.com
e o nome do arquivo deve ser “AE-01:
Instalação do GeoGebra”. Seu depoimento é importante pois é ele que vai gerar
sua nota para essa atividade.
Importante:
Não esqueça de indicar seu nome e sua
turma! Atividades sem essas informações não serão consideradas!
Prazo de
entrega dessa atividade: 05/09/2012.
Lembre-se que, nesse bimestre não terá
trabalho (nota da Feira Integrada), as notas dadas pelas Atividades
Eletrônicas será contabilizada para o trabalho do 40 bimestre.
Assim, não deixe de realizá-las!
Nenhum comentário:
Postar um comentário