sexta-feira, 28 de setembro de 2012
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
REUNIÃO DE PAIS
Será hoje nossa REUNIÃO para a apresentação da nova
PROPOSTA EDUCACIONAL para 2013.
Contamos com sua presença!
Início: 19:00h
Não falte.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
ATIVIDADE ELETRÔNICA 3 - PARA 8º E 9º ANO
Instituto Souza Motta
Professor Marcelo Coelho Marques
Disciplina Matemática
ATIVIDADE ELETRÔNICA 3 - PARA 8º E 9º ANO
Prezado aluno,
Neste EP continuaremos com o estudo dos
recursos básicos do GeoGebra 4.x. Não deixe as suas dúvidas acumularem! Caso
elas apareçam ou caso você enfrente algum tipo de dificuldade com o computador,
entre em contato mais rápido possível!
Se você ainda não conseguiu instalar o
GeoGebra 4.x em seu computador, entre em e descreva o seu problema (em detalhes)
o quanto antes! Lembre-se também que você pode usar o programa nos computadores
do colégio.
Marcelo Coelho Marques
ATIVIDADE 2
Estude os tutoriais do GeoGebra 4.x de
9 a 13 disponíveis no seguinte endereço (escolha a opção “VÍDEOS TUTORIAIS” no menu
principal): http://www.uff.br/geogebra/.
Atenção: recomendamos que, além de
assistir aos tutoriais, você tente, concomitantemente, reproduzir as instruções apresentadas!
Afinal, uma coisa é ver, outra é fazer.
Afinal, uma coisa é ver, outra é fazer.
Implemente a construção descrita no
tutorial 9 e, então, salve-a com o nome “tutorial- 09.ggb”. Em seguida, implemente a
construção descrita no tutorial 13 e, então, salve-a com o nome “tutorial-13.ggb”. Anexe
estes dois arquivos em uma mensagem de email
“AE-03: Construões dos Tutoriais 9 e 13”.
Importante:não
esqueça de indicar o nome e turma!
Atividades
sem essa informação não serão consideradas!
Prazo de
entrega dessa atividade: 02/10/2012.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
FESTIVAL DO RIO 2012
Festival do Rio 201228 Set a 11 OutLocal: Cinema I | CCBB RJ Horário: Conforme programação |
O CCBB recebe o Festival do Rio, maior evento audiovisual do Brasil e um dos maiores da América Latina, abrigando uma programação especial que levará ao público a grande diversidade do cinema mundial.
Programação completa em www.festivaldorio.com.br.
|
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Aniversário do emoticon
Aniversário do emoticon: veja como o símbolo foi criado
O emoticon já está trintão. Uma das formas de expressão mais típicas da internet, ele surgiu bem antes do ICQ, do MSN ou de qualquer outra plataforma de comunicação online. Na realidade, o conceito de emoticon tem mais de 120 anos, mas a forma como o conhecemos hoje surgiu no início da década de 80, em um fórum de discussão universitário.
Em 19 de setembro de 1982 o cientistas da computação Scott Fahlman percebeu um problema nas mensagens postadas no mural de sua faculdade a Carnegie Mellon University, nos EUA. Quando alguém escrevia uma piada ou algo em tom irônico, algumas pessoas não entendiam e respondiam de forma não muito educada. A turma que tinha assimilado e compreendido o sarcasmo retrucava e a discussão ficava nessas: o conteúdo da mensagem original era totalmente ignorado e o debate não ia pra frente. Uma tremenda perda de tempo.
Para driblar esse obstáculo, ele propôs a criação de um símbolo que funcionasse como um aviso de sarcasmo. Em outras palavras, a ideia era dar uma entonação pro texto – característica inerente a qualquer conversa e indispensável para um diálogo minimamente saudável. : - ) para mensagens engraçadinhas. : - ( para as sérias.
Se Scott Fahlman teve essa sacada há exatos 30 anos, a arvore genealógica desse ícone da internet tem pelo menos duas ramificações anteriores: uma séria : - ( e outra mais de brinks : - )
Até Abraham Lincoln é citado nessa história. A transcrição de um discurso feito por ele 1862 continha um trecho com o símbolo :). Há quem leve a sério, mas é quase certo que tenha sido um mero erro de datilografia. Essa é a ramificação que deve ser levada a sério : - )
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
INDEPENDÊNCIA OU ?? O que aconteceria se D. Pedro I não tivesse dado o GRITO DO IPIRANGA?
ACESSE O LINK E LEIA 5 HIPÓTESES DE COMO TERIA SIDO A HISTÓRIA BRASILEIRA SEM O "GRITO DO IPIRANGA"
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
NOTA DE FALECIMENTO
Informamos
com grande pesar o falecimento de nossa querida aluna, Ana Giullya dos Santos
Medeiros, da Pré Alfabetização, que nos deixou tão cedo.
Lamentamos
muito esta perda e desejamos conforto de Deus aos familiares e amigos neste momento
difícil.
Nossos
sinceros sentimentos,
EQUIPE
SOUZA MOTTA
Informamos ainda que amanhã dia 11/09 não haverá aula, por motivo do sepultamento.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
2º TRABALHO DE MATEMÁTICA PARA 8º E 9º ANO
Instituto Souza Motta
Professor
Marcelo Coelho Marques
Disciplina
Matemática
Atividade eletrônica 2
Prezado
aluno,
Nessa atividade continuaremos com o
estudo dos recursos básicos do GeoGebra 4.x. Você verá que o programa possui
ferramentas que automatizam várias construções corriqueiras, que seriam
normalmente feitas apenas com retas e círculos. A idéia, com esta política, é
que você se concentre nos detalhes mais importantes da construção.
Não deixe as suas dúvidas acumularem!
Caso elas apareçam ou caso você enfrente algum
tipo de dificuldade com o computador,
entre em contato pelo email Marcelo.mat.ism@gmail.com
o mais rápido possível! Se você ainda não conseguiu instalar o GeoGebra 4.x em
seu computador, entre em contato e descreva o seu problema (em detalhes) o
quanto antes! Lembre-se também que você pode usar o programa nos computadores
do colégio.
Marcelo Coelho Marques
ATIVIDADE
ELETRÔNICA 2
Estude os tutoriais do
GeoGebra 4.x de 1 a 8 disponíveis no seguinte endereço
(escolha a opção “VÍDEOS TUTORIAIS” no menu
principal):
http://www.uff.br/geogebra/.
Neles, você aprenderá noções básicas da
interface do programa e verá como construir e manipular pontos, retas e
círculos. Atenção: recomendo que, além de
assistir aos tutoriais, você tente, concomitantemente, reproduzir as instruções
apresentadas!
Afinal, uma coisa é ver, outra é fazer.
Implemente a construção descrita no
tutorial 8, salve-a com o nome “tutorial-08.ggb” e,
então, anexe-a em uma mensagem como nome
“AE-02 Construção do Tutorial 8”. Na mesma mensagem, responda à seguinte
pergunta: “O que aconteceria se, no tutorial 8, ao invés de esconder as duas
circunferências, você as tivesse apagado?”.
Importante:
não esqueça de indicar o nome e turma!
Atividades
sem essas informações não serão consideradas!
Prazo
de entrega dessa atividade: 12/09/2012.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
REUNIÃO PEDAGÓGICA
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
TRABALHO DE MATEMÁTICA - 8º E 9º ANO
Instituto Souza Motta
Professor Marcelo Coelho Marques
Disciplina Matemática
Atividades eletrônicas
Prezado aluno,
Iniciaremos nosso trabalho estudando
uma classe de softwares fundamental quando o assunto é o uso de recursos
computacionais no ensino da matemática, a saber, os assim denominados softwares
de geometria dinâmica. Um
software de geometria dinâmica é um ambiente que permite simular construções
geométricas no computador. Diferentemente do que ocorre com a régua e o compasso tradicionais, as construções feitas
com este tipo de software são dinâmicas e interativas, o que faz do programa um excelente laboratório de aprendizagem da
geometria. O aluno pode testar suas conjecturas através de exemplos e
contra-exemplos que ele pode facilmente gerar. Uma vez feita a construção,
pontos, retas e círculos podem ser deslocados na tela mantendo-se as relações
geométricas (pertinência, paralelismo, etc) previamente estabelecidas,
permitindo assim que o aluno, ao invés de gastar o seu tempo com detalhes de
construção repetitivos, se concentre na associações existente entre os objetos.
Vários softwares de geometria dinâmica
estão disponíveis no mercado. Apesar de algumas diferenças, o princípio de
funcionamento é o mesmo para todos eles, de modo que as atividades
desenvolvidas com um podem facilmente ser adaptadas para qualquer outro. Em
nosso trabalho usaremos o software GeoGebra 4.x, desenvolvido pelo professor
Markus Hohenwarter da Universidade de Linz, na ´ Austria. Além de ser gratuito
(você pode usá-lo e distribuí-lo para seus colegas sem pagar nada por isto),
GeoGebra 4.x tem código aberto e roda em qualquer plataforma (Microsoft Windows
, Linux, Macintosh , etc).
Aprender a usar o software é apenas o
começo. Espera-se que você, ao longo do bimestre, ganhe a habilidade de decidir
criticamente quando e como usá-lo em seus estudos individuais. Não deixe as suas dúvidas
acumularem! Caso elas apareçam ou caso você enfrente algum tipo de dificuldade
com o computador, envie um email para marcelo.mat.ism@gmail.com
Marcelo Coelho Marques
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE ELETRÔNICA 1
O primeiro passo é instalar o programa
GeoGebra 4.x em seu computador. Para isto, clique no botão “Webstart” da página
WEB
Se preferir, você pode baixar um
programa instalador offline:
Lembre-se que sua máquina deve ter a
linguagem Java habilitada! Caso você não consiga executar o programa após
instalá-lo, é bem provável que este seja o motivo. Neste caso, baixe e instale
o “Java Runtime Environment” (JRE) disponível no seguinte endereço:
http://www.java.com/pt_BR/.
Ter o programa instalado e funcionando
é essencial para a continuidade das demais atividades. Em caso de dificuldades,
registre-as no email marcelo.mat.ism@gmail.com
CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO!
A ordem de instalação é importante:
você deve primeiro instalar o “Java Runtime Environment” (JRE) e, depois, o
GeoGebra 4.x. Se você instalar o GeoGebra 4.x e ele não executar, remova-o de
seu sistema, instale o “Java Runtime Environment” (JRE) e, então, reinstale o
GeoGebra 4.x.
Após instalar o GeoGebra 4.x, faça um
pequeno depoimento da sua experiência pessoal com relação ao processo de
instalação do GeoGebra 4.x no email marcelo.mat.ism@gmail.com
e o nome do arquivo deve ser “AE-01:
Instalação do GeoGebra”. Seu depoimento é importante pois é ele que vai gerar
sua nota para essa atividade.
Importante:
Não esqueça de indicar seu nome e sua
turma! Atividades sem essas informações não serão consideradas!
Prazo de
entrega dessa atividade: 05/09/2012.
Lembre-se que, nesse bimestre não terá
trabalho (nota da Feira Integrada), as notas dadas pelas Atividades
Eletrônicas será contabilizada para o trabalho do 40 bimestre.
Assim, não deixe de realizá-las!
Assinar:
Postagens (Atom)
MATRÍCULAS 2023 Acesse nosso WhatsApp pelo link e deixe seu nome e série pretendida para matrícula, para que nossa equipe entre em contato...
-
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR PRECISAMOS MODIFICAR O HORÁRIO DE AULAS. SEGUE ABAIXO O NOVO HORÁRIO DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO QUE VALERÁ A P...