terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Duque de Caxias ganha faculdade voltada para o Distrito Industrial

Duque de Caxias ganha faculdade voltada para o Distrito Industrial

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (08/02), em Imbariê, a primeira faculdade pública de Duque de Caxias voltada para a formação industrial. Inaugurado pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o campus Imbariê da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) conta com um Instituto Superior de Tecnologia (IST) que vai oferecer o curso de Tecnólogo em Processo de Gerência de Produção. Além disso, serão disponibilizadas cinco mil vagas para o nível Médio Técnico, Médio Técnico Subsequente e cursos profissionalizantes pela Escola Técnica Estadual (ETE), que funcionará no mesmo campus.

“Estamos trazendo para a Baixada Fluminense um complexo educacional que reúne ensino superior, técnico e cursos de qualificação. Acredito que o futuro da educação no Brasil passa pelo ensino profissional. A Faetec Imbariê vai formar mão de obra para a indústria, para a construção civil, para o comércio e para o setor de serviços. São cinco mil alunos por ano que estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

O objetivo do Governo do Estado, com a inauguração do campus, é transformar Imbariê em um polo de atração de formação profissional, que irá envolver jovens e adultos de Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Petrópolis e São João de Meriti, entre outros municípios.

De acordo com estudo sobre arranjos produtivos locais, o setor de serviços corresponde a 61% da atividade econômica da região, e o de comércio, a 22%. Os cursos da Faetec visam à qualificação profissional para formar cidadãos capacitados para atender as demandas de mão de obra de Duque de Caxias e outras cidades da Baixada Fluminense.

Vagas

O IST oferece 76 vagas anuais para o curso de graduação de Tecnólogo em Processo de Gerência de Produção (Administração de Empresas voltada para Produção). Já a ETE disponibiliza 280 vagas para o nível Médio Técnico, nos cursos de Qualidade (210) e Logística (70). Há ainda 140 vagas semestrais nos cursos de Qualidade (35), Logística (70) e Segurança do Trabalho (35) para o nível Médio Subsequente (para aqueles que já concluíram o ensino médio).

O presidente da Faetec, Celso Pansera, destaca o papel da Fundação para a formação e qualificação de mão de obra em todo o estado: “O Campus Imbariê será mais uma unidade de ponta da Rede Faetec, que irá proporcionar ensino técnico, tecnológico e superior para o cidadão da região. Queremos que os nossos alunos saiam preparados para o mercado de trabalho. É o Estado, através da Faetec, contribuindo de maneira decisiva para a formação e a qualificação do trabalhador fluminense”, disse ele.

A escola também terá cursos profissionalizantes, que atendem o trabalhador com qualificações de pequena e média duração. Ao todo, são oferecidas 1.660 vagas nas seguintes modalidades: Eletricista Instalador de Baixa Tensão – Ensino à Distância – EAD (60 vagas), Assistente Administrativo – EAD (60), Encanador Instalador Predial – EAD (60), Promotor de Vendas – EAD (60), Montagem e Manutenção de Computadores – EAD (60), Operador de Telemarketing – EAD (60), Promotor de Vendas (80), Operador de Telemarketing (80), Assistente Administrativo (80), Recepcionista (40), Almoxarife (estoquista) (60), Montagem e Manutenção de Computadores (120), Informática I (Windows e Word) (360), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (80), Encanador Instalador Predial (80), Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia (80), Inglês (120) e Espanhol (120).

A Faetec Imbariê ocupa uma área de 5.739,06 m², que comporta um complexo educacional com salas de aulas híbridas para o ensino de teoria e prática, laboratórios, refeitório, salas para administração, cantina, vestiário, quadra poliesportiva coberta, além de uma unidade Faetec Digital. O campus conta ainda com auditório para 118 pessoas, biblioteca com acervo físico e virtual, salas multimídia e área de convivência. Toda a estrutura segue os princípios de sustentabilidade e tem acessibilidade para portadores de necessidades especiais.


Núcleo Regional de BAIXADA FLUMINENSE

  MATRÍCULAS 2023 Acesse nosso WhatsApp pelo link e deixe seu nome e série pretendida para matrícula, para que nossa equipe entre em contato...